top of page

Construir um castelo sobre as ruínas da nossa vida

Atualizado: 27 de jun. de 2023



Lembra-se quando o castelo ruiu?

Lembra-se quando o seu projeto falhou?

Lembra-se quando aquilo que tinha planeado para a sua vida caiu por terra?

Lembra-se quando aquela relação pela qual lutou se desmoronou?


Quantas lágrimas vieram desse fim?

Quanto desespero veio desse desabar?


O quanto lutou contra isso e quão revoltado ficou com o mundo e com Deus?


Ficamos parados, congelados, incapazes de esboçar uma reação porque somos inundados pelos desespero, pela frustração e pela tristeza.

Queria andar mas o corpo não se mexia!

Gritamos dentro da nossa mente "MEXE-TE!!!", mas nada acontece.

Ficamos com a certeza de que nunca mais iremos recuperar.


Mas há uma luz no fundo do túnel.

 

Quero dizer-lhe, hoje, que o mesmo aconteceu com aqueles que mais tiveram fé, com aqueles que construíram a igreja ao espalhar a fé.

Vamos falar de Paulo, também conhecido como Saulo de Tarso, responsável pela maior parte dos livros do novo testamento e o principal impulsionador da fé entre os gentios.



Paulo nasceu e cresceu fariseu, doutor da lei, israelita de gema, com um futuro brilhante no templo e nos conselhos administrativos judaicos do seu tempo.

Perseguidor implacável dos cristãos porque o seu objetivo era proteger o judaísmo. Manter o respeito pela lei. Lei pela qual Paulo vivia e era o seu guia maior.


Um dia Paulo estava em uma das suas missões, cumprindo o plano que ele tinha traçado para a sua vida, e um gigantesco imprevisto ocorre.

Um imprevisto chamado Jesus!!!

Jesus aparece a Paulo, tira-lhe a visão, mas mais que isso tira-lhe o chão.



De repente tudo aquilo que Paulo acreditava desapareceu.

Tudo aquilo que Paulo tinha planeado para a sua vida desmoronou como um castelo de cartas soprado pela brisa da manhã.

Os planos de uma esposa, uma família, uma carreira, todos o amigos que tinha construído, todas as perspetivas de futuro levadas pelo vento do amor de Cristo. Tudo reduzido a pó!


7 Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de surpresa, pois ouviam uma voz, mas não viam ninguém. 8 Quando Saulo se levantou, verificou que deixara de ver. Tiveram de o levar pela mão até Damasco, 9 onde ficou três dias sem poder ver, e em que não comeu nem bebeu. Atos 9:7-9


Quão grande foi o desespero de Paulo?

O quanto ele deve ter chorado enquanto via todos os seus planos desmoronar-se perante os seus olhos cegos!

O desespero de Paulo, a vontade de desistir devia ser avassaladora para ficar sem beber nem comer durante 3 dias.



De certeza que já esteve aí. Onde só espera que o tempo acabe e Deus ponha termo ao seu sofrimento. Onde está a falar com Deus e colocar todas as questões que fervilham dentro da sua alma, "Porquê Deus?", "Que mal fiz eu?", "Onde é que eu errei?" ou então a derramar a vergonha, a culpa, a dor e o arrependimento daquilo que causou as ruínas na sua vida.

Assim também Paulo deve ter falado com Deus pedindo perdão de todo o mal que ele causou aos outros, das vidas que ele ceifou, das família que ele destruiu, da dor e humilhação que infligiu a quem era inocente.

Paulo tinha tido um impacto tão negativo sobre as vidas dos cristãos que Ananias, o profeta que Deus enviou para devolver a visão a Paulo, teve medo de ir ter com um homem cego e debilitado a mando de Deus. Imagine o terror que devia causar no coração dos crentes o nome Saulo de Tarso.



13 “Mas, Senhor”, exclamou Ananias, “contaram-me coisas terríveis que este homem fez aos crentes de Jerusalém! 14 E consta que tem mandatos de prisão, passados pelos principais sacerdotes, autorizando-o a prender, em Damasco, todos os que invocam o teu nome!” Atos 9:13-14


Mas, e é esta palavra das melhores palavras da Bíblia, Deus tinha outros planos para Saulo.

E Deus tem outros planos para si. Deus tem planos grandiosos para a sua vida. E mais que isso, como Deus é o supremo oleiro, o supremo edificador, Ele pegará nas ruínas da sua vida e transformará essas ruínas em matéria prima para uma obra de arte incomparável na sua vida.

Deus vai ver nas suas ruínas, onde só consegue ver pó, angustia, dor e sofrimento, todo o material que ele precisa para reedificar a sua vida. E não interessa quão reduzidas a pó estão as suas ruínas.



Deus decidiu que era Paulo quem seria responsável por levar o amor de Jesus até aos gentios. Era este homem, com sangue inocente nas suas mãos, que iria levar o sangue redentor de Jesus Cristo aos gentios.

Era este homem que conhecia a lei, que iria levar a boa nova daquele que era a lei em carne e osso, a perfeição absoluta, o Deus feito homem para cumprir a totalidade da lei, e ser entregue em supremo sacrifício para que a todos nós seja possível chegar junto de Deus, e ser perdoados pelas nossas falhas.


15 O Senhor insistiu: “Vai, pois Saulo é o meu instrumento escolhido para levar a minha mensagem às nações e à presença dos reis, bem como ao povo de Israel. Atos 9:15


Deus é assim, Ele dá a maior tarefa aquele que Ele preparou de antemão.

Quem melhor que Paulo, fariseu, conhecedor profundo da lei, para mostrar a todos os judeus que Jesus Cristo é o Messias, que era Ele quem completou a lei, quem cumpriu as profecias das escrituras, que era Jesus aquele a quem tinham que entregar a vida na terra para ter a vida na eternidade!

Deus pegou no que tinha dado a Paulo, nas ruínas do seu passado que agora já não existia e construiu um castelo sem comparação, o castelo do evangelho pregado aos confins da terra e explicado por quem conhecia a lei de memória.

Assim, Deus pegará naquilo que lhe deu durante este tempo de angústia e lhe mostrará como construir em cima dos seus erros, escolhendo caminhos diferentes daqueles que tinha escolhido. Deus pede que entregue a Ele os seus caminhos, as suas escolhas, as suas decisões para que Ele o possa guiar pelo melhor lado da sua vida. Deus pede confiança, Fé, para que Ele possa construir o mais bonito castelo que já encontrou a sua vida.



22 As pregações de Saulo eram cada vez mais fervorosas e os judeus de Damasco não conseguiam refutar as provas que apresentava de como Jesus era o Cristo. Atos 9:22

Mas não eram tudo rosas para Paulo. Esta nova vida, este novo castelo que Paulo estava a construir, estava a incomodar a sua antiga vida. E a sua antiga vida veio para lhe lembrar que este novo castelo era apenas um monte de ruínas mal juntas.

Assim também as sombras do seu passado virão para assombrar a nova construção que Jesus está a fazer em si. E essas sombras tem apenas como objetivo derrubar o seu novo castelo.


23 Um considerável tempo depois, os judeus resolveram matá-lo. Atos 9:23


Mas, cá está o belo mas, Deus construi este novo castelo não sobre ruínas mas, transforma as ruínas numa fortificação construída e cimentada com a fé em Jesus Cristo, que é a pedra basilar, a pedra de suporte indestrutível e que vai tornar a sua nova construção indestrutível também. E Deus vais rodear o seu castelo com os seus soldados, com outros que tiveram os seus castelos destruídos e reconstruídos por Deus. Deus vai colocar na sua vida alguém para que a sua antiga vida não se aproxime da nova.

Deus só pede que tenha fé Nele e aceite a comunidade Dele, a sua Igreja, e que procure nela os aliados que farão com que o seu novo castelo permaneça firme na sua fundações. Mesmo que o caminho muitas das vezes


seja deixar algo para trás. Mas o que fica para trás em nada se comparará ou que está para vir.


Mas os discípulos de Saulo tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-no pela muralha. Atos 9:25 NAA https://bible.com/bible/1840/act.9.25.NAA

Assim termino, dizendo-lhe que não há ruína que


Deus não restaure. Não há ruína que Deus não consiga reconstruir.

Não existe um ponto de não retorno na sua vida quando está com Deus! Não existe cinza que Deus não transforme na mais bela floresta! Não há vaso quebrado que Deus não transforme num vaso de honra! Deus é o Mestre oleiro! Coloque nas Suas mãos os cacos da sua vida e Ele os restaurará a uma glória que nunca conheceu.

Porque todo aquele que aceita Jesus Cristo como seu Deus e Salvador é transformado em algo novo. O que era velho ficou para trás definitivamente e não voltará a reinar na sua vida.

Olhos focados em na cruz redentora e sempre que o Diabo lhe sussurre ou grite que não é merecedor, que aquilo que fez no passado não tem perdão e tente trazer as ruínas ao seu castelo, declare sobre ele que Jesus é Rei da sua vida e que o sangue Dele cobriu TODOS os seus erros e pecados e que o caminho que trilha agora, é o caminho de Deus e não dos homens.


DEUS AMA-O!!!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page